Pular para o conteúdo principal

Animal de Estimação para Crianças

 



Uma das imagens que mais transmite diversão e companheirismo é a de crianças e animais de estimação juntos. Com toda a certeza, os animaizinhos são companheiros marcantes na infância e proporcionam belos momentos para quem convive com eles.


É bem comum os pais ouvirem pedidos dos filhos, como: “vamos criar um cachorro?”, “podemos ter um gato?”, ou até a sugestão de outros animais mais exóticos, como pássaros, coelho, peixe e até um “furão” – vai da criatividade da criança.




A presença de um animal de estimação em casa pode auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades da criança, com aprendizados para toda a vida. Pois os pets auxiliam tanto nos aspectos educativos como também nos emocionais.

A Sociedade Brasileira de Pediatria valida que o convívio com um animal de estimação colabora para o progresso das crianças. Segundo a instituição, na relação entre animal e criança, o cérebro recebe estímulos capazes de influenciar na produção de conexões neurológicas e os movimentos corporais também são aprimorados.No aspecto emocional, valores como amor, paciência e respeito são exercitados naturalmente.

Além disso, criar um animal colabora para o fortalecimento das defesas imunológicas, previne alergias, incentiva o respeito às diversidades, aumenta o desenvolvimento cognitivo, social e motor.






Benefícios de ter um animal de estimação para crianças

São diversas as vantagens decorrentes da relação entre os pets e as crianças. Entre todas elas, podemos enumerar algumas principais que são:

Estímulo à capacidade afetiva



Uma das grandes vantagens de ter um animal de estimação é saber que independentemente do seu dia ou humor, você sempre terá ao seu lado um companheiro que demonstra amor incondicionalmente.

Para a criança isto é uma grande lição. Receber carinho constantemente o estimula a promover esta troca de afetividade. Quanto mais se recebe, mais se dá, e vice-versa.

Diminuição do estresse

Crianças que têm um animal em casa têm menos chances de se prenderem às telas. Afinal, há outro ser com total disposição para brincadeiras. E, dependendo da personalidade, o bichinho vai importunar a

até conseguir a atenção desejada. Assim, sobra pouco espaço para ansiedade, tédio, ou até mesmo tristeza.


Cães, gatos e demais animais podem auxiliar na diminuição do estresse da criança, o que é bastante importante, especialmente agora, que ainda estamos precisando de muitos cuidados em relação à pandemia e isolamento social.  Um estudo do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) comprova que ter um animal em casa pode diminuir o risco de ansiedade infantil.

Exercício da empatia

A comunicação não verbal e a empatia são dois pontos importantes estimulados nesta relação entre crianças e animais. Afinal, é preciso estar atento aos sinais que o animal dá e desejar ajudá-lo para corresponder às solicitações.

Além disso, espontaneamente, as crianças são levadas a aprender sobre autocontrole, pois não podem pegar ou mexer no animalzinho de qualquer jeito para não machucá-lo ou irritá-lo. A afetividade sem limites, típica dos animais de estimação, também é um dos pontos positivos para o desenvolvimento das crianças.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viajar de avião com seu pet!

               Viagem Maravilhosa com o seu filhinho!          Uma viagem de avião com o seu animal de estimação não é um passeio normal. Ela exige preparação e, por isso, monta uma guia para que você e o seu amiguinho peludo lidem melhor com essa situação que pode ser desgastante para ambos. Cada companhia aérea tem o seu procedimento a respeito de como viajar com cachorro de avião e também outros animais de estimação. Só algumas permitem a viagem de animais de pequeno porte na cabine junto de seus donos, enquanto outros cães maiores permitem na área chamada das aeronaves. A dica principal para não ter nenhum contratempo na hora do embarque é verificar todas as normas da empresa a respeito do transporte de animais, como idade mínima para viajar, documentos, vacinas, vacinas, tamanho da caixa de transporte e do bichinho, limite de animais de estimativa por voo e possíveis taxas adicionais. Tudo isso varia de uma empresa para outra, então sempre busque essas informações antes da reserva

Por que os Cachorros Uivam?

  Saudade :  Assim como os humanos, os cachorros podem sentir falta de seus entes queridos e uivar como forma de demonstrar essa saudade. Esse tipo de uivo costuma ser mais melancólico e pode ocorrer quando o cachorro sente falta do tutor ou de outros animais da casa. Entender o que o seu cachorro está tentando comunicar com seu uivo pode ajudá-lo a melhorar a comunicação e o relacionamento com seu animal de estimação. Aqui estão algumas dicas para entender a linguagem canina do uivo: Preste atenção ao contexto:  O contexto em que o uivo ocorre pode fornecer pistas sobre o que seu cachorro está tentando comunicar. Por exemplo, se seu cachorro uivar quando está sozinho em casa, pode estar se sentindo solitário. Observe o tom e a frequência:  O tom e a frequência do uivo podem indicar o humor e a intenção do cachorro. Uivos mais longos e melancólicos podem ser um sinal de tristeza ou saudade, enquanto uivos mais agudos e curtos podem indicar alerta ou ansiedade. Observe a linguagem corpo

Animais de estimação!

  Animais de estimação são aqueles que escolhemos para compartilhar nossas vidas e lares. Eles nos trazem alegria, amor e companhia, além de serem excelentes companheiros em momentos de solidão. Os cães são conhecidos por serem leais e protetores, enquanto os gatos são mais independentes e afetuosos. Peixes e aves são ótimos para quem tem pouco espaço em casa, e os répteis podem ser fascinantes para quem gosta de animais exóticos. Um animal de estimação (ou mascote) é um animal doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento, o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade. Funções sociais Animais de estimação apresentam diversas funções na sociedade humana, sendo frequentemente citados como formas de se trazer conforto, companhia e aumentar a autoestima das pessoas. A psicologia reconhece que os efeitos benéficos do convívio com animais de estimação são diversos, tanto para adultos bem como p