A Sociedade Brasileira de Pediatria valida que o convívio com um animal de estimação colabora para o progresso das crianças. Segundo a instituição, na relação entre animal e criança, o cérebro recebe estímulos capazes de influenciar na produção de conexões neurológicas e os movimentos corporais também são aprimorados.No aspecto emocional, valores como amor, paciência e respeito são exercitados naturalmente.
Além disso, criar um animal colabora para o fortalecimento das defesas imunológicas, previne alergias, incentiva o respeito às diversidades, aumenta o desenvolvimento cognitivo, social e motor.
Benefícios de ter um animal de estimação para crianças
São diversas as vantagens decorrentes da relação entre os pets e as crianças. Entre todas elas, podemos enumerar algumas principais que são:
Estímulo à capacidade afetiva
Uma das grandes vantagens de ter um animal de estimação é saber que independentemente do seu dia ou humor, você sempre terá ao seu lado um companheiro que demonstra amor incondicionalmente.
Para a criança isto é uma grande lição. Receber carinho constantemente o estimula a promover esta troca de afetividade. Quanto mais se recebe, mais se dá, e vice-versa.
Diminuição do estresse
Crianças que têm um animal em casa têm menos chances de se prenderem às telas. Afinal, há outro ser com total disposição para brincadeiras. E, dependendo da personalidade, o bichinho vai importunar a
até conseguir a atenção desejada. Assim, sobra pouco espaço para ansiedade, tédio, ou até mesmo tristeza.
Cães, gatos e demais animais podem auxiliar na diminuição do estresse da criança, o que é bastante importante, especialmente agora, que ainda estamos precisando de muitos cuidados em relação à pandemia e isolamento social. Um estudo do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) comprova que ter um animal em casa pode diminuir o risco de ansiedade infantil.
Exercício da empatia
A comunicação não verbal e a empatia são dois pontos importantes estimulados nesta relação entre crianças e animais. Afinal, é preciso estar atento aos sinais que o animal dá e desejar ajudá-lo para corresponder às solicitações.
Além disso, espontaneamente, as crianças são levadas a aprender sobre autocontrole, pois não podem pegar ou mexer no animalzinho de qualquer jeito para não machucá-lo ou irritá-lo. A afetividade sem limites, típica dos animais de estimação, também é um dos pontos positivos para o desenvolvimento das crianças.
Comentários
Postar um comentário