Pular para o conteúdo principal

Animal de Estimação para Crianças

 



Uma das imagens que mais transmite diversão e companheirismo é a de crianças e animais de estimação juntos. Com toda a certeza, os animaizinhos são companheiros marcantes na infância e proporcionam belos momentos para quem convive com eles.


É bem comum os pais ouvirem pedidos dos filhos, como: “vamos criar um cachorro?”, “podemos ter um gato?”, ou até a sugestão de outros animais mais exóticos, como pássaros, coelho, peixe e até um “furão” – vai da criatividade da criança.




A presença de um animal de estimação em casa pode auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades da criança, com aprendizados para toda a vida. Pois os pets auxiliam tanto nos aspectos educativos como também nos emocionais.

A Sociedade Brasileira de Pediatria valida que o convívio com um animal de estimação colabora para o progresso das crianças. Segundo a instituição, na relação entre animal e criança, o cérebro recebe estímulos capazes de influenciar na produção de conexões neurológicas e os movimentos corporais também são aprimorados.No aspecto emocional, valores como amor, paciência e respeito são exercitados naturalmente.

Além disso, criar um animal colabora para o fortalecimento das defesas imunológicas, previne alergias, incentiva o respeito às diversidades, aumenta o desenvolvimento cognitivo, social e motor.






Benefícios de ter um animal de estimação para crianças

São diversas as vantagens decorrentes da relação entre os pets e as crianças. Entre todas elas, podemos enumerar algumas principais que são:

Estímulo à capacidade afetiva



Uma das grandes vantagens de ter um animal de estimação é saber que independentemente do seu dia ou humor, você sempre terá ao seu lado um companheiro que demonstra amor incondicionalmente.

Para a criança isto é uma grande lição. Receber carinho constantemente o estimula a promover esta troca de afetividade. Quanto mais se recebe, mais se dá, e vice-versa.

Diminuição do estresse

Crianças que têm um animal em casa têm menos chances de se prenderem às telas. Afinal, há outro ser com total disposição para brincadeiras. E, dependendo da personalidade, o bichinho vai importunar a

até conseguir a atenção desejada. Assim, sobra pouco espaço para ansiedade, tédio, ou até mesmo tristeza.


Cães, gatos e demais animais podem auxiliar na diminuição do estresse da criança, o que é bastante importante, especialmente agora, que ainda estamos precisando de muitos cuidados em relação à pandemia e isolamento social.  Um estudo do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) comprova que ter um animal em casa pode diminuir o risco de ansiedade infantil.

Exercício da empatia

A comunicação não verbal e a empatia são dois pontos importantes estimulados nesta relação entre crianças e animais. Afinal, é preciso estar atento aos sinais que o animal dá e desejar ajudá-lo para corresponder às solicitações.

Além disso, espontaneamente, as crianças são levadas a aprender sobre autocontrole, pois não podem pegar ou mexer no animalzinho de qualquer jeito para não machucá-lo ou irritá-lo. A afetividade sem limites, típica dos animais de estimação, também é um dos pontos positivos para o desenvolvimento das crianças.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais de estimação!

  Animais de estimação são aqueles que escolhemos para compartilhar nossas vidas e lares. Eles nos trazem alegria, amor e companhia, além de serem excelentes companheiros em momentos de solidão. Os cães são conhecidos por serem leais e protetores, enquanto os gatos são mais independentes e afetuosos. Peixes e aves são ótimos para quem tem pouco espaço em casa, e os répteis podem ser fascinantes para quem gosta de animais exóticos. Um animal de estimação (ou mascote) é um animal doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento, o que não significa que essa seja a única função dessas espécies na nossa sociedade. Funções sociais Animais de estimação apresentam diversas funções na sociedade humana, sendo frequentemente citados como formas de se trazer conforto, companhia e aumentar a autoestima das pessoas. A psicologia reconhece que os efeitos benéficos do convívio com animais de estimação são diversos, tanto para adultos bem como p

Lulu da Pomerânia

              Venha conhecer o  Lulu da Pomerânia                         Conhecido como Spitz Alemão Anão  E muito amável, inteligente, alegre e dedicado aos donos.  A origem da raça é  antiga, mas  desenvolvida com a atual Alemanha e a Polônia, assim eles são conhecidos como Pomerânia. Características dos seus ancestrais, como o focinho redondinho e pontiagudo, as orelhas eretas e viradas para frente e a cauda comprida sobre o corpo, assim como os lobos.                                                      A raça chegou à Inglaterra após ter caído nas graças da realeza britânica ao final do século 19, quando a Rainha Vitória apaixonou-se pela raça e iniciou a sua própria criação. E, então, estes lindinhos se tornaram cada vez mais populares.  Nos ultimo anos, o Lulu da  Pomerânia tem tomado os corações nos países da América Latina, em especial o Brasil, provavelmente por serem cães muito amistosos, ativos e animados, o que lembra as características do povo brasileiro. Esse brincalh

Cão de Apoio

  Quem pode ter um cão de apoio emocional? E outros animais? Geralmente o  Cão de Apoio Emocional   é indicado para pessoas com transtornos emocionais e/ou psiquiátricos, como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e autismo. No entanto, qualquer pessoa que necessite de um animal de assistência emocional pode solicitar ao seu médico ou terapeuta que emita o certificado. Os cães são os animais de assistência mais comuns, mas isso não quer dizer que, necessariamente, outros não possam ser utilizados, como gatos, pássaros, coelhos, tartarugas e cavalos. O mais importante é que o animal tenha com seu tutor um  vínculo que proporcione bem-estar e conforto , além de outros benefícios a sua saúde.                             Qual a lei brasileira diz sobre animais de apoio emocional? Infelizmente, no Brasil, ainda não há uma regulamentação a nível de lei federal que permita a entrada de  animais de apoio emocional   em locais de uso coletivo. O que existe hoje é a Lei nº 11.126, de 27